domingo, 19 de setembro de 2010

Embrapa apresenta cultivares de feijão para colheita mecânica

Embrapa apresenta cultivares de feijão para colheita mecânica



Cerca de 30 produtores de sementes da Região Centro-Oeste conheceram ontem (17/09/10), durante uma reunião técnica realizada na Fazenda Sucupira (Brasília/DF), três cultivares de feijão desenvolvidas pelaEmbrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO). A BRS 9435 Cometa e a BRS Estilo – grupo do carioca – e a BRS Esplendor – grupo do preto – têm como principais características o alto potencial produtivo e a arquitetura de planta ereta.



Estas características proporciona colheita direta com colhedoras automotrizes, reduzindo assim os custos com mão-de-obra na propriedade rural e dando mais segurança na colheita em relação ao feijão arrancado e enleirado com risco de chuvas na safra das águas e sequeiro. Além disso, todas as cultivares de feijão desenvolvidas pelaEmbrapa estão sendo disponibilizadas aos produtores de sementes sem a necessidade de pagamento de royalties para a Empresa.

Outra vantagem da
BRS Cometa é a sua precocidade, com ciclo de aproximadamente 78 dias da emergência à maturação fisiológica. A cultivar apresenta ainda um alto potencial produtivo, grão com excelentes qualidades culinárias, resistência às principais doenças e ao acamamento, sendo mais uma opção para os produtores interessados em produzir feijão carioca nas safras das "águas" e da "seca" em Santa Catarina e Paraná, nas safras das "águas" em São Paulo, nas safras das "águas", "seca" e "inverno" em Goiás e Distrito Federal, nas safras da "seca" e "inverno" no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, na safra de "inverno" no Tocantins, e na safra das "águas" na Bahia, Sergipe e Alagoas.

A
BRS Estilo – além do porte ereto de planta, alto potencial produtivo, resistência às principais doenças e ao acamamento – apresenta estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola. Ela é indicada para as safras das "águas" em Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul; de "inverno" em Goiás, Mato Grosso e Tocantins; e da "seca" em Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Já a
BRS Esplendor é indicada para cultivo em São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul na safra das "águas"; em Tocantins na safra de "inverno"; em Mato Grosso do Sul e Rondônia na safra da "seca"; em Mato Grosso nas safras do "inverno" e da "seca"; em Santa Catarina e no Paraná na safra das "águas" e da "seca"; e em Goiás nas safras das "águas, seca e inverno". As sementes básicas estão em fase de beneficiamento e estarão disponíveis para comercialização no Escritório de Negócios daEmbrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia.

As sementes da
BRS Estilo estarão disponíveis para compra nos produtores credenciados pela Embrapa (confira lista abaixo). A BRS Cometa encontra-se em fase de produção de sementes básicas e sua distribuição para o setor produtivo será feita gradativamente. Os interessados em reproduzir sementes da cultivar devem procurar a Unidade de Produção da Embrapa Transferência de Tecnologia em Brasília (DF).

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo