Como Fazer Higienização do equipamento de ordenha
Higienização do equipamento de ordenha e tanque
- Análise da água: a análise completa da água é de extrema importância para se conhecer a dureza e o pH da mesma, entre outras características, o que irá permitir a seleção de produtos químicos compatíveis com a água, bem como as dosagens necessárias.
- Retirada dos filtros: os filtros devem ser retirados e examinados sempre após cada ordenha para ajudar a determinar se os tetos estavam limpos e secos quando as teteiras foram colocadas. Também ajuda a verificar se algum caso de mastite clínica foi detectado e se o leite não foi descartado. O equipamento não deve ser higienizado com a presença do filtro utilizado na ordenha presente na tubulação.
Procedimentos operacionais de limpeza do equipamento de ordenha
I. Enxaguar e drenar o equipamento com água morna ou em temperatura ambiente. A água desse enxágue deve circular apenas uma vez pelo equipamento. Utilizar água suficiente para que o resíduo final esteja límpido.
II. Circular e drenar a solução detergente alcalina clorada em água quente. A solução deve circular por 10 minutos, e a temperatura ao final não pode estar abaixo de 40ºC. Seguir recomendações do fabricante quanto à quantidade de detergente.
III. Circular e drenar a solução detergente ácida em água a temperatura
ambiente. A solução deve circular por 5 minutos. A frequência de uso depende da necessidade de cada propriedade e da análise físico-químico da água. Seguir recomendações do fabricante quanto à quantidade de detergente.
IV. Circular e drenar solução sanitizante com água fria.
A solução sanitizante é à base de cloro, na concentração de 200 ppm, e deve circular por 5 minutos. Deve ser feita 30 minutos antes de cada ordenha.
- Inspeção do equipamento: o equipamento deve ser inspecionado semanalmente. Se houver acúmulos de resíduos de leite nas tubulações e/ou unidade final deve-se verificar se a limpeza esta sendo realizada adequadamente, se há falhas ou se é necessário ajustes naS concentrações dos produtos utilizados.
- Higienização do tanque: A limpeza do tanque deve ser realizada imediatamente após a retirada do leite enquanto não ocorreu a formação de depósito de resíduos. Por isso, a limpeza interna do tanque deve ocorrer antes da limpeza externa do mesmo. Deve-se evitar entrar no tanque para realizar a limpeza, pois pode-se carrear microrganismos para dentro do mesmo.
Procedimentos operacionais de limpeza do tanque de refrigeração
1) Enxaguar e drenar o tanque de refrigeração com água morna ou a temperatura ambiente. Deve-se enxaguar o tanque logo após a retirada do leite, utilizando água suficiente para que todo o resíduo seja retirado e a água saia limpa.
2) Limpar o interior do tanque de refrigeração com solução detergente alcalina em água morna. Seguir recomendações do fabricante quanto à quantidade de detergente. Esfregar com escova própria todo o interior do tanque.
3) Enxaguar com água fria e drenar todo o resíduo da limpeza.
4) Desmontar a válvula de saída e limpá-la.
5) Limpar a parte externa do tanque de refrigeração. Utilizar o resíduo da limpeza da parte interna do tanque de refrigeração.
6) Enxaguar todo o tanque de refrigeração.
7) Lavar o tanque de refrigeração com solução detergente ácida a temperatura ambiente. Seguir recomendações do fabricante quanto à quantidade de detergente. Utilizar o detergente ácido uma ou duas vezes na semana.
8) Utilizar solução sanitizante com água fria. A solução sanitizante é a base de cloro, na concentração de 200 ppm, e deve ser utilizada após o enxágüe final no tanque de refrigeração. Drenar e deixar secar.
Funções dos produtos utilizados na limpeza
-Enxágue sem químico: Remoção primária dos resíduos de leite; Pré-aquecimento do sistema.
Detergente alcalino clorado: Remoção da gordura e da proteína do leite.
-Detergente ácido: Remoção de minerais; baixar o pH; neutralizar o cloro e a alcalinidade; melhorar a ação do sanitizante. Prolonga a vida das borrachas e do aço inox, evita a formação de pedra de leite e inibe o desenvolvimento de bactérias.
-Sanitizante: Matar as bactérias que cresceram na tubulação durante o intervalo
entre ordenhas.
Postar um comentário