segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Biogás como fazer um biodigestor

Veja o desenho do biodigestor que utiliza o Grupo de Mulheres
una plantilla que quema biogásMentras os preços de quase todos os tipos de energia estão aumentando em todo o mundo as pessoas nas zonas rurais sofrem as consequências. As pessoas em áreas rurais Costa Rica não são uma exceção. Antes de implementar o projeto biogás em quase todas as famílias Santa Fe Guatuso compravam o gás de cozinha. Como esvantagem estão colocados longe de um centro populacional. E pelo mau estado das estradas de Santa Fe ao cidade, a gente teve de pagar 15 dólares por um tanque de gás que durou um mês. Este não é um preço tão impossível para as pessoas nos países mais ricos, mas nas zonas rurais da Costa Rica é um custo alto demais. As pessoas buscam alternativas de energia. Uma alternativa que sempre tinham era o corte de árvores para cozinhar com lenha. Esta prática, não é sustentável para a natureza, que dá sustento para as pessoas da área, ela também apresenta um problema imediatos de saúde. As pessoas que cozinham com madeira não pode proibir o fumo nos pulmões de todas as pessoas na casa. Além disso, normalmente o fogo se começa com os resíduos de plástico, cuja fumaça contém dioxinas, que causam câncer nos seres humanos. Então, o povo de Santa Fe tinha que decidir utilizar o biogás para responder às preocupações de saúde, do ambiente e da economia doméstica.
biogas-biodigestor lleno con biogásPara resolver o problema, o grupo Mulheres de Santa Fé se aproveitou de uma oportunidade para resolver problemas ambientais de bem-estar, saúde e família a economia de despesas. O grupo de mulheres decidiu usar os resíduos do seu gado para produzir o biogás para cozinhar. A utilização do biogás dos desperdício de animais, é também uma grande ajuda para a gestão ambiental das terras que de outra maneira não teria formar de gerir o estrume.

Para utilizar o biogás do estrume de vaca o Grupo de Mulheres tinha que construir biodigestores, que são tanques em que são fermentados o resíduos do gado para produzir biogás. Biogás, que consiste principalmente do gas metano, é produzido no tanque de biogás por fermentação anaeróbia (sem a presença de oxigênio) causada por bactérias. Estas bactérias que ajudam a digerir os alimentos nos estômagos e intestinos das vacas, gostam destas condições ideais para porque no biodigestor é uma mistura de estrume e água com uma falta de oxigênio molecular. Quando as bactérias digerem o conteúdo do tanque de, o produto é um gás que é rico num metano que escapa da superfície da mistura e está preso no saco preto que você vê na foto. Em seguida, o gás passa através do tubo de PVC é colocada no meio do saco, e vai para a cozinha onde ele pode ser usado da mesma forma que qualquer outro gás.

Com a ajuda dum grupo de mulheres das Nações Unidas em Viena, Áustria, e também com a assistência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) no Guatuso, o grupo de mulheres de Santa Fé construiu uns 16 biodigestores em 2006. Contudo, o projecto de biogás continua. O grupo de mulheres está determinado a estender o privilégio da independência energética para outras famílias nesta zona rural.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo