domingo, 12 de setembro de 2010

Aparados da Serra - RS, Eco-turismo

Eco Turismo em Aparados da Serra - RS

Os dois principais cânions do Parque são os do Faxinalzinho e Itaimbezinho. Além de ser privilegiada pela natureza, a região conta com um certo misticismo, a começar pelos relógios e bússolas, que nessa região funcionam irregularmente, sem qualquer explicação científica plausível. É bastante comum ser convidado para ouvir os moradores contando lendas da região. Um passeio inesquecível. Para entrar no Parque é necessário pagar um taxa.

História e Cultura

Há uma forte influência da ocupação européia nessa região, principalmente de alemães e italianos. Conservam as construções e as atividades campestres trazidas dos países de origem. Atualmente, o plantio de florestas produtivas vem ganhando cada vez mais espaço na economia da serra gaúcha. O turismo compõe uma das atividades econômicas da região.

Clima

Entre os meses de maio e agosto a visibilidade é melhor e o céu está mais azul. No verão (entre dezembro e março) os banhos são mais agradáveis, apesar de ser uma época de muita cerração. Evite o mês de setembro, quando chove muito e a visibilidade é péssima.

Vegetação e relevo

A região é composta por três principais formações vegetais. A Mata Atlântica, na encosta leste da serra, formada por palmiteiros, perobas e baguaçus; a Mata de Araucárias, que está presente nos planaltos e finalmente os campos de gramínea, compostos por vegetação baixa ideal para a criação de gado. As inúmeras espécies de pássaros (mais de 150) deixam os cânions muito mais bonitos.

Os cânions de Aparados da Serra são o resultado de um derrame de lavas mesozóicas há aproximadamente 130 milhões de anos. São compostos por rocha basáltica e dividem o planalto gaúcho da planície catarinense.

Alimentação

Há uma lanchonete no Parque. Lembre-se que para as caminhadas é bom levar um lanche dependendo da duração do passeio. Os restaurantes estão todos concentrados em Cambará do Sul.

Hospedagem

As acomodações são bem rústicas e há poucas pousadas na região. Muitas delas dispõem apenas de banheiro coletivo. Dentro do Parque há áreas para camping. Central de Reservas do Refúgio Ecológico Pedra Afiada: fone (51) 3338-3323

Dicas gerais

Faça sua reserva com antecedência. A presença de um guia é indispensável.

Atrações

Atividades noturnas: As atividades noturnas se concentram em Cambará do Sul. Lá há opções de bares, restaurantes e lanchonetes. Nos finais de semana costumam ser organizados bailes no salão da Igreja.

Trilha do Cotovelo: Esse passeio, um pouco mais longo 6 quilômetros, passa pelo Arroio Perdizes, de onde pode-se observar a Cachoeira Véu da Noiva e todo o cânion do Itaimbezinho.

Trilha do Rio do Boi: Essa trilha é recomendada para os mais experientes. São sete horas de caminhada, partindo do vale do Itaimbezinho e tendo como objetivo alcançar a superfície. Em alguns trechos é preciso ter algum conhecimento de técnica de escalada, em outros, atravessa-se rios com água pela cintura. Uma verdadeira aventura.

Trilha do Vértice: Esta trilha, que tem um percurso de 1,5 quilômetro (ida e volta), circunda toda a boca do cânion. São, aproximadamente, duas horas de caminhada, mas o visual é gratificante durante todo o caminho.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo