terça-feira, 14 de setembro de 2010

Arraial d´Ajuda - BA, Eco-turismo

Eco-turismo, Arraial d´Ajuda - BA


A 5 km de Porto Seguro, o distrito de Arraial d Ajuda encanta pelas paradisíacas praias e pelo clima quente típico da Bahia. Além disso, a noite desta cidade ferve com atrações musicais, que variam da MPB ao blues, e com a tradicional bebida capeta.


A 5 km de Porto Seguro, o distrito de Arraial d Ajuda encanta pelas paradisíacas praias e pelo clima quente típico da Bahia. Além disso, a noite desta cidade ferve com atrações musicais, que variam da MPB ao blues, e com a tradicional bebida capeta. No entanto, ninguém contava que tamanha beleza pudesse abrigar práticas de esportes radicais como canoagem, windsurf e mountain bike. Mas, o município baiano demonstra que se modernizou e já conta com atrações direcionadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura.

História e Cultura

A cidade fica localizada a 750 km de Salvador e foi fundada para homenagear Tomé de Souza. A região tem uma tradição cultural forte e singular, expressada por um folclore que inclui danças, músicas, comidas, rezas, benzeduras, crenças e lendas. Um outro traço importante do Arraial é o artesanato que é feito com barro, coco, cerâmica, prata, pedras, palha, contas e conchas.

Clima

Tropical super úmido, sem secas. As chuvas ocorrem todos os meses do ano e a média pluviométrica anual é de 900 a 1.800 milímetros. As temperaturas mínima, média e máxima são, respectivamente, 20,9°, 24,4° e 30,6°C.

Vegetação e relevo

A vegetação do Arraial d Ajuda é a Mata Atlântica. Plantas como bromélias, samambaias, palmeiras, jacarandá-da-bahia, cabreúva, ipês, palmito, liquens e musgos convivem com árvores grandiosas como o jequetibá, figueiras e guapuruvas. Os troncos das últimas geralmente são cobertos por plantas epífitas, isto é, espécies que nascem sobre as outras, sem tirar delas o seu sustento como as orquídeas.

Planície costeira ou litorânea, que apresenta largura variável de em média 80 km. A cidade é repleta de praias, lagoas, rios, dunas e mangues.

Alimentação

Culinária típica baiana, frutos do mar e a bebida capeta, criada na região. A especialidade local é o peixe na telha. Além disso, são servidos pratos da cozinha internacional.

Hospedagem

No local o turista encontra diversos tipos de hospedagens, desde hotéis, pousadas, solares, chalés e até campings.

Dicas gerais

Arraial d Ajuda é um distrito de Porto Seguro, por isso a região respeita os feriados do município. Por tanto a cidade pára em 30/6 (aniversário de Porto Seguro), 15/8 (Nossa Senhora d´Ajuda) e 8/9 (Nossa Senhora da Pena). Para chegar ao Arraial, é preciso pegar balsa. Se estiver a pé, pegue o ferry-boat de passageiros, pois ele é mais rápido. Se ele estiver atracado, vá no primeiro que aparecer. Há também balsas para carros e ambos os serviços funcionam 24 horas. A voltagem da localidade é de 220 volts.

Atrações

Aldeias indígenas: Entre as trilhas de Arraial d Ajuda e das vilas vizinhas, há quase uma dezena de tribos indígenas. Estas são geralmente habitadas por pescadores e artesãos. Vila de Itaporanga, Imbiriba e Barra Velha são exemplos de agrupamentos indígenas que podem ser visitados.

Canoagem em Trancoso: Dentro de caiaques os visitantes podem desafiar os rios e as praias de Trancoso. A atividade tem duas opções de passeio, o primeiro de 5 quilômetros e o segundo de 12 quilômetros.

Falésias da Pitanga: No local é possível a prática de trekking e vôo-livre. O objetivo do trekking é atingir o alto das falésias da praia da Pitanga. Estes chegam a 50 metros de altura e o acesso é por uma trilha no meio da restinga seca cercada por rios e pássaros da região. Vôos de parapente podem ser feitos do alto das falésias e durante o passeio é possível avistar o Monte Pascoal, o primeiro ponto de terra firme avistado pela tripulação de Pedro Álvares Cabral. A duração de ida e volta dos trekkings é de aproximadamente 1h30.

Mergulho, pesca, windsurf: A biodiversidade, a qualidade da água e os bons ventos tornaram a praia do Parracho um ponto ideal para a pesca esportiva e para as práticas do windsurf e do mergulho. No último, há roteiros para as modalidades livre, autônomo e saturação.

Moutain bike: Passeios de bicicletas por trilhas ecológicas. Há caminhos de 30 a 70 quilômetros e excursões noturnas que só acontecem em noites de lua cheia e com bikes equipadas com faróis alógenos. Entre os roteiros desta atividade estão o Trancoso/Espelho, de 32 quilômetros, com a volta em uma van, e o Trancoso/Espelho/Trancoso, de 64 quilômetros, com a ida e a volta na bike.

Além disso, há programas duplos, que mesclam mountain bike e caiaque, com as opções 15 quilômetros de bike e 5 de caiaque e 18 de bike e 12 no caiaque.

Praia do Mucugê: A praia tem forma de meia lua, é a mais próxima do povoado e também a mais freqüentada. As ondas são fracas e quebram nos recifes próximos à costa. Há uma grande concentração de quiosques e barracas por ser um local mais turístico. Lá também fica o Paradise Water Park, um parque aquático com piscinas com ondas artificiais. Uma trilha ecológica pode ser feita na mata do Mucugê e é possível alugar cavalos e caiaques.

Praia do Espelho: Além de banhos de mar em água limpa e transparente, os turistas podem fazer caminhadas na região. Antes de começar a atividade, uma variedade de pássaros e manadas de búfalos podem ser observados. A caminhada deve ser feita entre as falésias e dura aproximadamente 40 minutos.

Praia do Taipe: A praia é isolada por falésias que chegam a 20 metros. Também é a foz do Rio Taípe, que atrai turistas com suas águas escuras devido à vegetação do mangue. É um ótimo local para pesca.

Vila de Caraíva: A região tem uma grande biodiversidade. Praias, lagoas e rios limpos são o ponto forte da localidade que pode ser percorrida por caminhadas em trilhas, buggies e embarações pequenas. Além disso, há passeios de caiaque e bóia.

http://webventure.estadao.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo