sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Analândia - SP Eco Turismo

Eco Turismo Analândia - SP



A estância climática de Analândia é uma cidade pequena que tem muito a oferecer para quem está em busca de esportes de aventura. Localizada a 225 quilômetros de São Paulo, Analândia é uma boa e tranqüila alternativa perto da agitada Brotas, com atrações para todos os gostos e idades. Vale a pena conferir!


História e Cultura

Em 1887, o proprietário da Fazenda Santa Maria da Glória, situada na Sesmaria do Cuscuzeiro, doou vinte alqueires de terra para o estabelecimento de uma povoação que mais tarde viria a se chamar Cuscuzeiro graças à forma característica do morro mais alto do local. Após a construção da Capela de Santa Ana, a povoação foi elevada a Distrito e passou, em 1890, a ser chamada de Anápolis cujo nome era uma homenagem à padroeira da povoação. Sete anos depois, graças ao crescimento das plantações de café, foi elevado a município e em 1906, tornou-se cidade. A qualidade do café ali plantado era indiscutível. Muitos empresários do café passavam por ali com sua mercadoria só para receber o carimbo da Estação Ferroviária de Anápolis e com isso, faziam seu café valer mais. Graças à qualidade de sua água e principalmente do seu clima o município passou à categoria de Estância Climática. Há uma história contada até hoje pelos idosos da região, que D. Pedro II passou por lá, através da estrada de ferro e, nesta oportunidade, um fazendeiro mandou hastear a bandeira do Império em cima do Pico do Cuscuzeiro como uma forma de homenagear D.Pedro II. Só que o mastro dela era de bambu. Algum tempo depois, esse bambu brotou formando um pequeno bambuzal o qual pode ser avistado ainda hoje. No feriado de Corpus Christie é realizada a festa do carneiro, com degustação da carne e exposição dos produtos confeccionados com lã de carneiro. Em julho, acontece a festa da padroeira da cidade, Sant´Ana, com procissão, barracas de comidas, brincadeiras e shows.

Clima

O clima é temperado. O inverno é seco com dias quentes e noites frias. O índice pluviométrico varia entre 1.100 e 1.400 mm.

Vegetação e relevo

A cobertura vegetal é composta pela mata-mesófila semidecídua (mata seca) e ainda existem vestígios de cerrado em algumas regiões.

Formado por Cuestas Basálticas, que dividem a Depressão Periférica do Planalto Ocidental Paulista, a região apresenta uma topografia acidentada com encostas suaves, paredões íngremes, vales bem encaixados e chapadões, denotando a ocorrência de morros-testemunho. Alguns córregos que recortam a cidade têm suas nascentes nesses afloramentos e escoam para o rio Corumbataí, que é o principal rio da região.

Alimentação

Entre as opções estão os restaurantes 1...2... Feijão com Arroz, no calçadão Ricardo Gregório; a churrascaria Húngaro Grill, no Salto Major Levy, a lanchonete Auto Posto Analandensee o restaurante Sinal Verde. Existem outras opções em quiosques no calçadão Ricardo Gregório.

Dicas gerais

Cuidado com cobras e colméias na região do Cuscuzeiro. É importante levar água pois não há nenhuma fonte depois do Projeto Pedra-Viva.

Atrações

Cachoeira da Bocaina: A queda de 45m da Cachoeira da Bocaina é outro lugar que merece ser visitado. A cachoeira está localizada próxima a Analândia e a trilha que vai até a piscina natural sai de uma estrada de terra que sobe a Serra do Cuscuzeiro. A caminhada é leve e dura cerca de 15 minutos até embaixo. Muito procurada para a prática de rapel e cascading.

Ciclismo ou cavalgada: Uma ótima pedida é pedalar nas estradas vicinais de Analândia, principalmente as Estradas que ligam a Estância aos municípios de São Carlos, Corumbatai e Descalvado.

O percurso mais tadicional é sair próximo ao Posto Graal de São Carlos na Washington Luiz, passar pela Fazenda Pedra Vermelha, pelo Acampamento Adventista, Fazenda Bocâina, Fazenda Palmeiras, Escorrega, Estação Ferroviária chegando a Estância.

Ir pra Corumbati passando por dentro das fazendas é meu trajeto favorito. De bike ou a cavalo.

Para quem quer adrenalina, o melhor é pedalar próximo aos Morros do Cuscuzeiro e Camelo.

Hidromassagem natural ou aquatrekking: No bairro Portal das Samambaias você encontra um local conhecido como "Ponte Amarela". Alí no córrego da Olaria existe uma piscina natural para as crianças e muitas corredeiras de água ideais pra uma deliciosa hidromassagem natural. Para aqueles que curtem uma aventura é só descer pelo leito do rio e fazer um aquatrekking. Percurso até a cidade com duas cachoeiras de aproximadamente 1800 metros.

Morro do Camelo: Uma alternativa mais light para quem não quer encarar o Cuscuzeiro é o seu vizinho de frente, o Morro do Camelo, que tem esse nome pois seu formato lembra o de um camelo deitado. Para chegar ao topo, existem várias trilhas que saem da base e de lá de cima pode-se avistar toda Analândia, o Cuscuzeiro, o Morro do Capitão Brasil e toda a planície ao fundo do vale. Nos dias mais claros ou à noite é possível ver as cidades vizinhas de Corumbataí e Rio Claro. Em uma face do Camelo, as crianças locais inventaram o “tobograma”, praticado com papelão ou com pranchas de madeirite.

Morro do Cuscuzeiro: Com 220m de altura, e um paredão com 52m, o Cuscuzeiro é o cartão-postal da cidade e também um dos melhores lugares do Estado para a prática de escalada. Na base do morro está o Projeto Pedra-Viva, que é responsável pela manutenção do local e por isso cobra uma pequena taxa dos turistas que pretendem conhecer o Cuscuzeiro. Lá é possível praticar escalada, arborismo, tirolesa, trekking, mountain bike e rapel.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo