domingo, 3 de outubro de 2010

Melhoramento genético, DEMANDA/AMBIENTE

DEMANDA/AMBIENTE vs ESCOLHA DO
SISTEMA DE CRUZAMENTO
Serão considerados dois exemplos enfocando demanda de mercado e ambiente.

SITUAÇÃO 1

Mercado - exige animal desmamado, que será terminado em confinamento, para ser abatido com, aproximadamente, 14-15 meses de idade. O sistema de produção tem, nos componentes alimentação, solo e clima, as seguintes informações: região de cerrados do Brasil Central, solos pobres, precipitação de, aproximadamente, 1300-1500 mm distribuídos de setembro a março, pastagens de Brachiaria decumbens, e como suplementação alimentar, somente a mineral.

A análise desta condição permite identificar que a exigência do mercado é por um animal que apresente alta taxa de ganho em peso, boa conversão alimentar e alto peso à desmama. Prosseguindo a avaliação é possível identificar as raças continentais como sendo adequadas. Assim, cruzamento envolvendo tais raças seria a primeira opção a ser estudada.

Analisemos um sistema de cruzamento alternado contínuo de uma raça zebuína com uma continental. Neste caso, as fêmeas F1 produzidas seriam, à semelhança dos machos, de grande porte, sexualmente tardias, e apresentariam grande exigência de mantença. Estas fêmeas, nas condi-ções do exemplo, podem apresentar baixa taxa de fertilidade e, os pesos dos bezerros desmamados produzidos podem não ser economicamente interessantes. Animais maiores e de maior exigência de mantença terão de ser manejados numa taxa de lotação mais baixa, caso contrário, pode haver superpastejo e degradação das pastagens. Lotação baixa pode refletir em menor produção/ha/ano. Esta situação é representada na Fig. 3.

FIG. 3. Esquema de um sistema de produção utilizando cruzamento zebu-continental (exemplo 1).Analisemos agora uma outra opção para a situação 1. Cruza-mentos de raças britânicas para produção de fêmeas F1 que são de menor porte, apresentam boa fertilidade e menor exigência de mantença. No entanto, o cruzamento alternado entre raças zebu e britânica não atenderia à demanda do mercado; poder-se-ia, sobre estas fêmeas F1, usar touros de raça continental num cruzamento terminal, cujos produtos atenderiam ao mercado (Fig. 4). Neste caso, as fêmeas F1 poderiam ser adquiridas no mercado ou produzidas no próprio sistema; em tal situação, os machos F1 teriam de ser destinados a outro mercado, pois não atenderiam à demanda.

FIG. 4. Esquema de um sistema de produção utilizando cruzamento terminal (exemplo 2).SITUAÇÃO 2

Mercado exige animais de carcaça média, bom desenvolvimento muscular, carne com marmoreio e boa cobertura de gordura. O sistema de produção apresenta, além dos componentes descritos para a situação 1, dificuldade no uso de inseminação artificial e as propriedades possuírem rebanhos pequenos. Frente a esta situação podemos analisar duas opções: uso de touros F1 (zebu-britânica) ou uso de uma raça composta. No primeiro caso, é muito importante salientar que os touros têm de ser adquiridos com "certificado de garantia", ou seja, faz-se necessário que eles sejam provenientes de um produtor que proceda a seleção com critérios eficientes, metodologia adequada e que considere, na seleção, precocidade sexual e produtiva, bom desenvolvimento e conformação. Quanto a segunda opção, uso de raça composta, pode-se sugerir uma combinação que envolvesse raças zebuínas, britânica e uma européia adaptada. Desta forma, poder-se-ia manter uma população com 75% de sangue europeu, no en-tanto, adaptada, que pode apresentar como vantagem adicional, a produção de carne macia; e 25% de sangue zebu para que, além da resistência, conferisse boa habilidade materna (Fig. 5).

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo