sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Floresta amazônica e o desenvolvimento sustentável

Fundo francês financiará manejo florestal na Amazônia brasileira



O Fundo Francês para o Meio Ambiente (FFEM) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) já aprovaram o texto do projeto de cooperação técnica estabelecido pelo Ibama e pelo Ministério das Relações Exteriores da França que prevê o manejo sustentável dos recursos florestais da Amazônia brasileira, e em especial na região do Tapajós (PA).

O projeto, inicialmente discutido em 2002, passou por um processo de negociação em 2003 e desde o ano passado vem sendo elaborado em reuniões técnicas realizadas entre o órgão, o governo francês e as cinco empresas parceiras envolvidas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Office National dês Forêts Internnational (Onfi), Centre de Coopération Internationale de Recherches Agronomic pour le Développement (Cirad) e Groupment de Recherches et d'Echanges Technologiques (GRET).

O texto já foi encaminhado pelo Itamaraty para a embaixada francesa e a expectativa é a de que até meados de novembro, o governo francês aprove o documento. Com a aprovação francesa, o próximo passo a ser dado é a assinatura de um contrato entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), organismo responsável pelo repasse do dinheiro do FFEM ao Brasil, e a Fundação de Tecnologia Florestal e Georreferenciamento (Funtec), agência que implementará os recursos disponibilizados para o país.
Com financiamento pelo FFEM, o projeto receberá 3,18 milhões de Euros, o equivalente a R$ 8,586. Deste total, 1,38 milhão de Euros será destinado ao trabalho em si e 1,8 milhão de Euros como contrapartida no orçamento de bens e serviços economicamente mensuráveis. O projeto de cooperação técnica terá uma duração de 36 meses e tem como objetivo definir novas formas de manejo dos recursos florestais da Amazônia, contribuir para a preservação dos ecossistemas e do estoque de carbono e para o aumento das rendas florestais das populações locais.

Esta tarde representantes do Ibama irão escolher o coordenador-geral do projeto, responsável por fazer uma intermediação do instituto com a Funtec. A sede do programa será instalada na gerência executiva do órgão em Santarém (PA).
Para o diretor de Florestas do instituto e articulador do projeto, Antonio Carlos Hummel, e expectativa é a de que o projeto traga benefícios para o meio ambiente e toda a sociedade. "Espero que seja consumada uma relação entre projetos de manejo comunitário e empresas, onde todos saiam ganhando, principalmente com práticas mais justas de comercialização da madeira e de boas práticas de uso da floresta", afirma. Até o início de 2006 o Ibama vai realizar seminários em Brasília e no Pará para apresentar oficialmente o projeto à sociedade.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo