terça-feira, 26 de outubro de 2010

Biodiesel e Etanol

O que são?
O termo refere-se aos combustíveis utilizados na produção de energia eléctrica e em veículos de transporte, mas tendo origem em resíduos florestais, agrícolas, municipais e industriais. Desta forma, os bio-combustíveis são álcoois, éteres, ésteres e ainda outros químicos, sendo os mais importantes o bioetanol e o biodiesel.

 

A sua composição:
Os bio-combustíveis são obtidos por dois processos diferentes: a gasificação e a pirólise. Pela gasificação os resíduos sólidos sofrem uma combustão sub-estequiométrica (a combustão realiza-se com uma quantidade inferior de oxigénio que seria necessária para uma reacção completa) originando bio-combustíveis constituídos por monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano e hidrogénio. Pela pirólise, os resíduos sólidos sofrem um processo de redução, utilizando-se um agente redutor e calor. Assim pode-se obter bio-combustível sólido por um aquecimento lento (carvão) e bio-combustível líquido e gasoso através de um aquecimento rápido.
O bioetanol é um álcool obtido através de um método semelhante ao da fabricação da cerveja onde biomassa rica em celulose é convertida em açúcares, que posteriormente são fermentados em etanol e que depois é destilado na sua forma final.
O biodiesel é um éster (semelhante ao vinagre) e pode ser obtido através de diversos óleos, nomeadamente de gorduras vegetais e animais, através de um processo chamado transesterificação, onde se combinam derivados dos óleos com álcool e que são quimicamente alterados para a forma de ésteres tais como etilo ou éstermetilo.


Para que servem?
O bioetanol é utilizado em vários tipos de veículos e engenhos que necessitem de gasolina, de forma a melhorar a qualidade dos gases emitidos por ela.
O biodiesel pode ser usado como combustível puro ou como aditivo em engenhos a gasóleo, reduzindo os efeitos nocivos que provoca no ambiente.
Os gases produzidos por gasificação são normalmente utilizados para o aquecimento e também como combustível para motores de combustão.


Porquê apostar nos bio-combustíveis?Uma das razões será a necessidade de encontrar outras fontes de energia para substituir os combustíveis fósseis, de preferência renováveis e inesgotáveis. Além disso, os seus efeitos nocivos na atmosfera são menores do que os dos combustíveis fósseis, porque são emitidos menos quantidades de dióxido de carbono na atmosfera durante a sua produção e queima, o que é muito importante para a redução dos gases efeitos de estufa. Visto que a matéria-prima para a produção de bio-combustíveis existe em todo o lado, não é necessário comprar aos estrangeiro, como acontece com os combustíveis fósseis, podendo-se assim garantir uma maior autonomia nacional.

Medidas governamentais para aproveitar os bio-combustíveis:
A produção destes combustíveis teria de ser isenta de impostos, para poder competir com os outros combustíveis já existentes;A produção interna dos referidos combustíveis poderiam desenvolver a agricultura nacional (girassol) utilizando-se lixos que já não teriam uso(vinho de má qualidade ou mesmo óleos alimentares usados), aumentando os postos de trabalho, bastando ao governo fazer um investimento neste sector.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo