domingo, 12 de dezembro de 2010

Tornado no interior de Minas Gerais.




Um fenômeno da natureza impressionante jamais visto no interior de Minas Gerais. Tão impressionante que os moradores gravaram imagens e mandaram para o Fantástico.

‘Fazia muito calor, quando, de repente, o tempo fechou e ficou assim’. Foi essa a frase que Fabrício Vieira Silva escreveu ao mandar o vídeo para o Vigilantes do Clima. O que ele viu e filmou aconteceu domingo (5) passado. Um tornado se formou no céu de Uberlândia, em Minas Gerais. E ficou lá por 20 minutos, encantando e assustando as pessoas.

Assim que o tornado terminou, a equipe do Vigilantes do Clima começou a receber muitos vídeos com imagens do tornado. Um dos mais impressionantes foi o de Washington Santos.

“Eu decidi também enviar esse vídeo por ser uma coisa nova em nossa cidade, um acontecimento novo em relação ao clima. Uma coisa que ninguém nunca esperava que ocorresse, uma coisa de filme, de televisão, então a gente nunca esperava que presenciaria um tornado em nossa cidade”, diz Washington.

É claro que o destino dos Vigilantes do Clima esta semana só poderia ser um: Uberlândia, cenário de um tornado cinematográfico.

Foi na fazenda que você pode ver no vídeo onde o tornado tocou o chão.

“Só vi as árvores caindo, subindo, aquele ‘trem’ de louco. Um barulhão. Fui sair na estrada, tudo cheio de árvore”, relata um produtor rural.

O tornado tinha cerca de 100 metros de largura e percorreu 1,5 quilômetro até desaparecer.

“No momento que estava acontecendo, o bambuzal estava varrendo o chão. Era vento forte mesmo”, conta um morador do local.

O vigilante do clima, Carlos Nobre, para explicar como se forma um tornado. “Ele surge quando temos nuvens de tempestade muito desenvolvidas crescendo muito rapidamente, onde há um ambiente em que o vento muda muito rapidamente de direção com a altura. Ele começa a rodar e vai descendo como se fosse um redemoinho em uma banheira até encontrar o chão. Quando ele encontra o chão, traz muita destruição”, explica Carlos Nobre.

O impacto do tornado foi tão grande que arrancou dezenas de árvores pela raiz. Uma delas parou a uma distância de 300 metros da mata onde estava plantada. Segundo o produtor rural, com a força do vento muitos troncos e galhos atingiram 100 metros de altura antes de cair no solo.

“É um fenômeno comum no Meio Oeste americano e é um fenômeno muito raro na América do Sul, mas acontece”.

Para o produtor rural foi um susto: “Foi demais da conta” E o outro morador afirma: “Não desejo a ninguém ver porque o negócio é muito feio”, lembra.

Não precisa ser um tornado, um furacão, nem um tsunami. Se você acha que tem algo estranho, diferente, acontecendo com a natureza perto de onde mora, grave um vídeo e mande para o Fantástico e seja um vigilante do clima. 

1 Comentário:

PY2255 SWL disse...

Maravilha maravilha,parabens

J.Carlos
B.Limão SP/SP
email:nsnbrasil@gmail.com

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo