quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cancún conferência sobre mudança climática: 2010 para classificar no top três anos mais quentes


Russians attempt to put out a fire during a month-long heatwave, summer 2010
Russos tentam apagar um incêndio perto da aldeia de Polyaki-Maydan em Ryazan, durante uma onda de calor sem precedentes de um mês no país, no verão de 2010. Foto: Denis Sinyakov / Reuters
2010 vai certamente figurar como um dos três anos mais quentes desde que os registros de temperatura começou em 1850, segundo aOrganização Meteorológica Mundial (OMM).
O ranking final para 2010 não ficará claro até que os dados de novembro e dezembro estão disponíveis no início de 2011, mas as temperaturas globais novembro são semelhantes aos observados em novembro de 2005, sugerindo que, apesar do tempo frio em todo o Reino Unido, 2010 está no bom caminho para o registro junto níveis.
Nos últimos 10 anos também foram a década mais quente já registrado, com temperaturas de janeiro a outubro com média 0.46C acima da média 1961-90, 0.03C acima da média 2000-09 eo valor mais alto jamais registado por um período de 10 anos. Os dados foram divulgados na reunião climática da ONU em Cancún.
2010 viu registros de calor caem em 17 países e uma onda de calor sem precedentes, um mês de duração na Rússia. Ele será seguido por mais frias temperaturas globais em 2011 de acordo com cientistas do governo britânico Met Office ea Universidade de East Anglia.
Michel Jarraud, diretor-geral da OMM, disse que a tendência de aquecimento global era agora incontestável. Quando perguntado se os resultados foram indicativos de aquecimento causado pelas atividades humanas, ele disse, "A resposta curta é sim. Não é estatisticamente significativo aquecimento acima da variação normal."
"Estes são os fatos. Se nada for feito a curva [aquecimento] vai subir e subir, subir. Se continuarmos esta tendência, a onda de calor na Europa em 2003 não será excepção. Será no lado frio. Isto é o que vai acontecer. "
A análise segue os dados de temperatura liberadas pela NASA ea NOAA em os EUA, que também sugerem que 2010 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado.
Dr. Adam Scaife, chefe de previsão de longo alcance no UK Met Office, disse: "Os três principais conjuntos de dados da temperatura global mostram que, até agora, 2010 é claramente mais quente que 2009, apesar do El Niño em declínio e ser substituído por um muito forte La Niña, que tem um efeito de arrefecimento. "
As anomalias de temperatura mais extremas ocorreram na maior parte do Canadá e da Groenlândia, onde as temperaturas anuais foram 3C ou mais acima do normal e em grande parte da África e sul da Ásia, onde as temperaturas anuais foram de 1-3C acima do normal.
registros de calor foram quebrados em 17 países, incluindo a Bielorrússia, Ucrânia, Finlândia, Rússia, Sudão, Nigéria e Arábia Saudita. Paquistão registrou dia mais quente do que nunca da Ásiaquando a temperatura na cidade abandonada de Mohenjo-daro 53.7C atingido (129f).
Guiné, na África ocidental, foi o único país no mundo a ter gravado uma temperatura recorde de baixa em 2010, mas disse a OMM, as temperaturas abaixo do normal foram registrados na Sibéria, partes da América do Sul, Austrália e interior do sudeste dos Estados Unidos
Grã-Bretanha, Alemanha, França e Noruega tiveram seus melhores anos, desde 1996, devido principalmente a temperaturas abaixo do normal durante o inverno.
O Met Office, que previu corretamente no ano passado que 2010 seria um dos mais quentes já registrados, disseram no ano que vem não será um ano recorde, mas poderia ainda estar no top 10. Os 10 anos mais quentes já registrados ocorreram desde 1996.
Temperaturas em 2009-10 foram afetados pelo fenômeno conhecido como El Niño, que segue o aquecimento do oceano Pacífico, perto do equador. Ele é seguido por um período de reflexão, conhecida como La Niña.
"Embora o La Niña já estabilizou, ainda é esperado para afetar a temperatura global ao longo do ano que vem", disse o estudo Met Office.

Quente e frio em 2010

• Paquistão sofreu a pior inundação de sua história, como resultado das chuvas de monções excepcionalmente pesado.
• O Verão do hemisfério norte viu ondas de calor excepcional em várias partes da Eurásia. Em Moscou, julho temperaturas médias foram 7.6C acima do normal, tornando-o mês mais quente da cidade a marca em mais de 2C.
• Irlanda e Escócia, ambas com experiência sua inverno mais frio desde 1962-63. Muitas outras partes da Europa Central e Setentrional teve seu inverno mais frio desde 1978-79.
• O Canadá teve seu inverno mais quente já registrado, com temperaturas nacional 4C acima da média de longo prazo, as temperaturas do inverno foram 6C ou mais acima do normal em algumas partes do norte do país.
• A maior parte do território continental dos Estados Unidos foi mais frio do que o normal. Para os EUA como um todo foi o inverno mais frio desde 1984-85, ea maioria das áreas do sul do leste do Texas teve um dos seus 10 invernos mais frios da história.
• Peças da bacia amazônica foram gravemente afectados pela seca com o Rio Negro, um grande afluente do Amazonas, caindo a seu menor nível já registrado. No início do ano, Guiana e ilhas do Caribe Oriental foram gravemente afectados pela seca.
• Na Ásia, partes do sudoeste da China experimentou seca através final de 2009 e início de 2010. províncias de Yunnan e Guizhou ambos tiveram seus menores precipitações no registro.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo