quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Energias Alternativas Biomassa

Energia da biomassa
A energia proveniente da biomassa é uma das fontes mais antigas de energias renováveis usadas pelo ser humano, sendo ainda muito comum nos países em desenvolvimento. Cerca de 80% da oferta mundial de energias renováveis deriva do aproveitamento de biomassa, seja ela sob a forma de queima de lenha, resíduos vegetais em fogões tradicionais, em lareiras, fogueiras, etc. 
Apesar de se tratar de uma fonte renovável de energia o uso de biomassa tradicional, traz consigo diversos problemas ambientais como a poluição do ar interior, provocando doenças e mortes por inalação de gases tóxicos.
Não obstante, desde há algumas décadas a esta parte, que as novas tecnologias permitem um aproveitamento de biomassa mais limpo e eficiente. Proveniente da matéria orgânica de origem animal e vegetal, incluindo os resíduos e as matérias orgânicas transformadas – resíduos da indústria transformadora de madeira e alimentar, podem ser usados actualmente para produzir electricidade.

Assim, através de diferentes tecnologias de conversão, é possível obter biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos que, por sua vez, podem gerar energia térmica, mecânica e eléctrica como se observa na tabela seguinte (Fonte: Portal das Energias Renováveis):
Tipo decombustível
Descrição
Utilidade
Biocombustíveis sólidos
Lenha, carvão vegetal, resíduos florestais e agrícolas, fracção orgânica do lixo, restos de madeira
Queima em lareiras, fogões e braseiros (para calor), queima industrial (para vapor e electricidade)
Biocombustíveis gasosos
Biogás (a partir de resíduos de suiniculturas, do tratamento de esgotos e do lixo urbano)
Queima (para calor e electricidade)
Biocombustíveis líquidos
Biodiesel, etanol (a partir de plantas como cana-de-açucar e girassol), metanol
Combustíveis para automóveis

Relativamente aos biocombustíveis sólidos, é cada vez mais aceite que a biomassa florestal, através das diferentes tecnologias de conversão, pode ser transformada em energia térmica e eléctrica, trazendo importantes benefícios sociais, económicos e ambientais.
É um facto que a presença de matos e de outros resíduos da exploração florestal nas matas e povoamentos nacionais contribuem para o elevado número de incêndios que, anualmente, consomem mais de 100 mil hectares.
De entre os tipos de biomassa florestal com um interesse de exploração considerável incluem-se os resíduos da vinha, indústria do vinho, podas de olivais e árvores de frutos, do bagaço da azeitona, entre outros.
Relativamente ao biogás, esta fonte energética resulta da digestão anaeróbia – na ausência e oxigénio livre – da matéria orgânica depositada nos aterros sanitários ou contida nos efluentes agro-pecuários, agro-industriais e urbanos, dentro de determinados limites de temperatura, humidade e acidez. Obiogás pode ser usado na geração de energia mecânica (nos motores de combustão interna), energia eléctrica (nas centrais a biogás) e energia térmica (sem sistemas de queima directa – aquecimento ambiente, águas quentes sanitárias, fogões e incineradores). Adicionalmente, o biogás pode ser utilizado comcombustível nas centrais de cogeração.
Actualmente, em Portugal, existe cerca de uma centena de sistemas de produção de biogás, na sua maior parte proveniente do tratamento de efluentes agro-pecuários e agro-alimentares, ETAR’s e aterros de RSU, para a produção de energia eléctrica (cerca de 886 GWh/ano). O biogás representa actualmente apenas cerca de 0,2% do consumo energético nacional com cerca de 80 GWh produzidos e potência instalada de apenas 21 MW (2009), i.e, 80% abaixo da meta dos 100 MW que Portugal se propõe alcançar até 2010.

No caso do biodiesel, trata-se de um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser obtido por diferentes processos. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo várias espécies que podem ser utilizadas, tais como girassol, beterraba ou cana-de-açúcar.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo de camiões, tractores, automóveis e de equipamentos como geradores de electricidade, calor, etc. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo