Produção de cordeiros em MS será discutida na Feira do Empreendedor
Ações do documento
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participa da Feira do Empreendedor que acontece até o dia 25 de julho, no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). O pesquisador da Embrapa Gado de Corte Fernando Alvarenga Reis realizará palestra, nesta sexta-feira (23), às 20h, sobre agronegócio na Feira do Empreendedor.
A feira tem entrada gratuita e é realizada pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul (http://fe.sebraems.com.br), que se propõe a oferecer oportunidades tanto para empresários quanto para quem planeja abrir seu próprio negócio. Várias palestras estão sendo apresentadas em diversas categorias como: tecnologia e internet, artesanato, comercio e serviços, gastronomia e alimentação, agronegócios, entre outros vários setores.
Na palestra Fernando Alvarenga Reis abordará os desafios da criação de ovinos em pastos tropicais. Em sua apresentação o pesquisador falará da produção de ovinocultura do ponto de vista empresarial. Questões como produção de carne, investimento no setor, genética animal e alimentação serão explanadas pelo especialista que pondera: " A ovinocultura carece de profissionalismo no que se refere à produção de carne". Para o pesquisador, há muitos investimentos na criação de animais de elite de raças específicas, sem contudo favorecer a condição genética do rebanho que poderá abastecer o mercado carente e demandante por cordeiros.
Na palestra Fernando Reis vai caracterizar a demanda e o padrão animal requerido pela industria e consumidor e focará a importância da carne de cordeiro, sua padronização, escala de produção e regularidade de oferta de animais para abate. A questão custo de produção e preços pagos pela precocidade e carcaças também serão mostrados. Para exemplificar preço de carcaça, um cordeiro até um ano de idade com carcaça acima de 20 quilos custa em torno de R$ 130 reais a arroba nas principais praças de São Paulo, já ovelhas e machos de mais idade, o valor chega a cair pela metade.
Outra abordagem de interesse do criador é do sistema de produção." Na ovinocultura não temos nada comparado aos bovinos como o Nelore, um animal rústico e criado a pasto. Nossas ovelhas são de origem lanada, como na região sul, ou deslanadas, da região nordeste", diz Fernando que comentará as limitações para criação a pasto no Brasil Central, vantagens, custo de produção e desafios.
Um dos aspectos na criação de ovinos em pastagem no Brasil Central, refere-se ao desempenho desses animais. Segundo Fernando, ovinos criados nas condições da maioria dos pastos já degradados não apresentam bom desempenho e muito menos atrai o criador e nem a industria. A alternativa tem sido a formação de rebanhos com ovelhas lanadas, de maior potencial genético para desempenho, porém de elevada exigência, tendo que se criar praticamente em sistema de confinamento, informa o pesquisador.
A principal vantagem da criação de ovinos a pasto é o custo de produção. No caso dos ovinos, muitos desafios precisam ser contornados para que não se tornem desvantagens. As forragens devem ser abundantes e de boa qualidade, afirma o pesquisador que complementa: "O ajuste da carga animal deve ser bem adequada para, ao mesmo tempo, atender a exigência nutricional dos animais e evitar a alta incidência de verminose".
O pesquisador que lidera uma pesquisa na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) de ovinos criados a pasto acredita que é possível contornar os problemas com planejamento adequado das atividade de manejo como: épocas adequadas de reprodução, estratégias de suplementação alimentar, medidas preventivas na sanidade dos animais, acompanhamento dos índices zootécnicos dos animais para viabilização econômica da atividade e todas medidas para condução empresarial da atividade previstas no Programa Boas Práticas Agropecuárias - bovinos de Corte, com pequenos ajustes específicos para os ovinos.
Eliana Cezar (DRT/SP nº15.410)
Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/ MS)
Contato: 3368-2142
eliana@cnpgc.embrapa.br
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário