sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Soluções para o Aquecimento Global

A evidência de que os seres humanos estão causando o aquecimento global está forte, mas a questão do que fazer sobre isso ainda é controverso.Economia, sociologia e política são fatores importantes no planejamento para o futuro.
Photo: Sunset glow over a glacier in Fiordland National Park.  The Tasman Sea
Mesmo se parássemos de emitir gases de efeito estufa (GEE) de hoje, a Terra continuaria a aquecer por outro grau Fahrenheit ou assim. Mas o que fazer a partir de hoje em diante faz uma grande diferença. Dependendo de nossas escolhas, os cientistas prevêem que a Terra poderia eventualmente quente por apenas 2,5 graus ou até 10 graus centígrados.
Um objetivo citado é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa em torno de 450-550 partes por milhão (ppm), ou cerca do dobro dos níveis pré-industriais. Este é o ponto em que muitos acreditam que os impactos mais danosos das mudanças climáticas pode ser evitado. Concentrações atuais estão cerca de 380 ppm, o que significa que não há tempo a perder. Segundo o IPCC, teríamos de reduzir as emissões de GEE em 50% a 80% do que eles estão a caminho de ser no próximo século, para atingir esse nível.
Será isto possível?
Muitas pessoas e governos já estão trabalhando para reduzir os gases com efeito de estufa, e todo mundo pode ajudar.
Os pesquisadores Stephen Pacala e Robert Socolow na Universidade de Princeton têm sugerido uma abordagem que eles chamam de "cunhas de estabilização". Isso significa reduzir as emissões de GEE a partir de uma variedade de fontes com tecnologias disponíveis na próximas décadas, ao invés de depender de uma enorme mudança em uma única área. Sugerem 7 cunhas que cada um poderia reduzir as emissões, e todos eles juntos podiam deter as emissões na aproximadamente aos níveis actuais para os próximos 50 anos, nos colocando em um caminho potencial para estabilizar em torno de 500 ppm.
Há muitas cunhas possível, incluindo as melhorias da eficiência energética e economia de combustível do veículo (por isso tem menos energia para ser produzida), e aumenta em energia eólica e solar, hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis, gás, biocombustíveis (produzido a partir de culturas), natural e energia nuclear. Existe também a possibilidade de capturar o dióxido de carbono emitido pelos combustíveis fósseis e armazená-lo no subsolo, um processo chamado "seqüestro de carbono."
Além de reduzir os gases que emitimos para a atmosfera, podemos também aumentar a quantidade de gases que retiramos da atmosfera. As plantas e as árvores absorvem o CO2 à medida que crescem, o carbono "seqüestro" de forma natural. Aumentar florestas e fazendo mudanças na forma nós fazenda poderia aumentar a quantidade de carbono que está armazenando.
Algumas dessas tecnologias têm desvantagens, e diferentes comunidades vão tomar decisões diferentes sobre como o poder de suas vidas, mas a boa notícia é que há uma variedade de opções para nos colocar no caminho para um clima estável.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Kontxt float

kontext intex

  ©MUNDO WEB ANIMAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo